Dicas

Descomplica a dieta e a saúde: Legumes congelados com a Nutricionista Lana do Blog Sendo útil.

Descomplicando a dieta e a saúde: Dica de como Congelar Legumes e Verduras, com parecer de Profissional da área, a Nutricionista Lana do Blog Sendo útil.

Como vão minhas Trintonas e Trintinhas mais amadas desse Brasil?

Hoje tenho uma dica de ouro, para guardar do lado esquerdo do peito e levar para vida inteira e com aprovação de profissional da área, fala se não estamos chiquérrimas?

Já teve Post por aqui falando sobre o metabolismo depois dos trinta anos e constatamos que não tem jeito, ele vira a Bela Adormecida e começa a nos deixar na mão mesmo, somado a correria do dia a dia e o cansaço, acabamos por muitas vezes comendo besteira pela facilidade e agilidade da preparação e o resultado não poderia ser diferente do que alguns quilinhos a mais e saúde comprometida.

Outra questão que me rodeava era começar a dieta lotando a geladeira de legumes e verduras e passado alguns dias ter que sair distribuindo entre a família e colegas de trabalho, pois os produtos estavam para estragar.

Para desenrolar esse enrosco, depois de 1.001 tentativas de ter uma alimentação mais saudável e estável, comecei a congelar os legumes já prontos em pequenas porções que sirva uma ou duas refeições e ô essa prática tem me ajudado muito e como tudo que Descomplica a vida vem parar aqui, anota a dica!

Eu faço assim, preparo todos os legumes em um dia só, da forma habitual que faria no dia a dia (se tivesse tempo e paciência rs), pico os itens, cozinho respeitando o tempo de preparo de cada um, se já quero deixar alguma receita pronta, já faço, por exemplo um purê de batata ou mandioquinha, o truque é dar um choque térmico nos legumes assim que estiverem prontos. Quando o chuchu, mandioquinha, cenoura entre tantos outros chegarem no cozimento necessário, retire eles da panela com a ajuda de uma escumadeira e os mergulhe em uma vasilha com água e gelo para interromper imediatamente o cozimento, facinho vai? Depois disso só separa em porções na quantidade que mais facilitar sua vida e ir descongelando no dia que irá consumir.

Anota aí: Fácil, saudável, conserva o sabor dos alimentos, conserva muitos dos benefícios do alimento e super útil no dia a dia, não está acreditando em mim?

Há, então toma a opinião de uma especialista no assunto.

Convidei a Nutricionista Lana do Blog Sendo Útil, para dar um parecer profissional nessa conversa e não deixar dúvidas que Legume congelado Descomplica muito a nossa vida, alem de ser bom e saudável.

Vem comigo saber a opinião dela sobre o assunto:

"Eu super recomendo a prática de congelar legumes e verduras, já que é uma ótima forma de aproveitarmos melhor esses alimentos, aumentando a sua validade, além de ser ótima opção para facilitar a nossa vida, no dia-a-dia. Afinal é bem mais prático e seguro, nutricionalmente falando, pelo fato de o congelamento “frear” a multiplicação de bactérias nestes alimentos.

Para vocês terem uma ideia, os legumes, como cenoura, brócolis, beterraba e pimentão, podem durar em média até 6 meses congelados, e o alho e a cebola, que são menos tenros, duram até 1 mês.

Mas, atenção, alguns precisam ser congelados crus (cebola, alho e tomate) e outros precisam ser escaldados (pré-cozidos, como é o caso do jerimum, beterraba, cenoura, brócolis e espinafre). Vale ressaltar que os feijões, são leguminosas e precisam ser congelados junto com o caldo. 

Daí você pode perguntar, ah nutri, como faço para os legumes não perderem a cor e durarem por mais tempo na geladeira ? Um segredinho básico é dar um choque térmico neles antes de levarem ao congelador. Como ? Siga o passo-a-passo à baixo: 

Após o preparo dos legumes, é necessário escaldar e depois dar um choque térmico para que eles não estraguem e para que a cor e os nutrientes se mantenham durante o tempo de congelamento. Esse procedimento também chamado de branqueamento, e para fazê-lo deve-se:

1 – Dependendo do tipo de legume, escalde-os por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo;

2- Retirar os legumes da água e coloque-os em uma bacia com água e gelo;

3 -Secar os legumes em um pano limpo, até que eles fiquem sem água aparente;

4- Congelar os legumes.

Ah, é impossível não haver perdas de nutrientes após estes processos, pois tanto no congelamento, no escalde e no descongelamento pode ocorrer perdas de algumas vitaminas como vitamina C e B1. Uma forma de reduzir as perdas é comprar e congelar os legumes e verduras que tenham sido colhidos o mais recente possível.

É importante sempre descongelá-los na geladeira mesmo, nunca em temperatura ambiente! Para mais informações: www.blogsendoutil.com."

Ótimas dicas, fala sério! Eu avisei que o Post de hoje estava imperdível.

Acredita em mim, implantar esse hábito no seu dia a dia irá facilitar muito a sua vida e te ajudará a ter uma alimentação mais saudável e de quebra auxiliar na dieta.

Quero agradecer imensamente nossa querida Nutricionista Lana, que com todo carinho e disposição prontamente atendeu meu pedido para ajudar a gente e dar sua posição profissional sobre o assunto, não deixem de visitar o Blog Sendo Útil recheado de dicas para a gente se inspirar.

Gostaram das dicas?

Me conta aí nos comentários, o que você faz no dia a dia para deixar sua alimentação mais rica e saudável?

Beijos Descomplicados

Ju

Redes Sociaiscropped-img_0201.png

♥ Facebook

♥ Instagram

 

 

 

 

Foto de Capa: Creative Commons

Anúncios

9 comentários

  1. Esse tipo de post facilita muito a vida da gente. Ainda mais nessa correria do dia a dia!!! Sempre fiquei com um pé atrás de congelar, medo de perder nutrientes e tal, mas sempre congelei hahahaha
    Meninas muitooo obrigada pelo post :*

    Curtido por 1 pessoa

  2. Menina! Eu não sabia de muitas dessas dicas, principalmente do lance de descongelar na geladeira e não em temperatura ambiente! Será uma das primeiras providências que tomarei aqui em casa de agora em diante! =)
    E muito interessante saber que dá para comer legumes congelados (nem sabia do tempo que eles podiam ficar na geladeira, seis meses!).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Juliana! Muito boas suas dicas e as da Lana. Eu normalmente compro brócolis, couve-flor e mistura chinesa de legumes já congelados. Compro mensalmente um pacote de 1kg de cada e vou utilizando aos poucos. Compro legumes frescos também, mas semanalmente, então eles não estragam. Deixo feijão e frango desfiado sempre prontos na casa da minha filha que é estudante e quase não tem tempo de cozinhar, mas em minha casa não sinto necessidade de fazer isso. Os congelados facilitam muito a nossa vida. Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s