Ir para conteúdo
Anúncios

Os 30 Anos e as Cobranças Sociais

Hello Mulherada Descomplicada,

Como muitas de vocês já devem saber, todo sábado rola interação no nosso Instagram e na ultima semana a pergunta feita na Rede foi: Qual cobrança social que você já se deparou depois dos 30 anos que mais te irrita?

Sem brincadeira, o Post teve chuva de comentários e isso só prova o quanto somos bombardeadas por uma série de cobranças sociais e julgamentos externos todos os dias.

Quero compartilhar com vocês aqui no Blog algumas das frases que mais apareceram lá na nossa interação, porque acredito que quando vemos mais pessoas passando pelos mesmos conflitos que a gente, fica bem mais fácil lidar com certas questões, também podemos lutar juntas para que esses paradigmas sejam quebrados e fica mais claro perceber que não há nada de errado com a maneira em que vivemos e que tem muita gente no mesmo barco que estamos.

Então lá vai, as cobranças sociais campeãs:

Não vai casar? Não vai ter filhos?

Essas duas perguntas, sem noção diga-se de passagem, foram as que a Mulherada no Instagram destacaram como as mais ouvidas frequentemente.

Conversando com as nossas seguidoras, surgiram algumas questões interessantes que eu acho bacana (gíria de quando eu ainda brincava de Tamagotchi) a gente destacar por aqui:

img_6093

img_6096img_6100img_6101img_6102img_6091img_6092img_6094img_6088img_6090img_6089img_6087

Para as pessoas sem noção, vamos lá…

Em primeiro lugar cuidar da própria vida faria muito bem para você, sobraria tempo para por suas prioridades em ordem e exercer o autoconhecimento, inclusive descobrir por que tende a se esconder frente a perspectiva dos outros, de tal forma, que deixa sua vida de lado para cuidar da vida alheia. #ficaadica

Em segundo lugar e de uma vez por toda, mulher para ser feliz e realizada não precisa de homem, casamento e filhos! Ela pode ter tudo isso, sim, se escolheu ter, pois naquele momento X da vida dela fez sentido e a fez ou fará feliz, mas NÃO é o principal, muito menos o ÚNICO objetivo da vida de uma mulher. Compreendeu?

Em terceiro e ultimo lugar, tirem do vocabulário e vida de vocês frases como “vai ficar para titia” e “você é tão linda, como não namora?”, Ok?

Para nós Trintonas e Trintinhas…

Não deixe que as cobranças sociais interfiram nos seus objetivos de vida e acabem se transformando em cobranças internas. Foque e esteja sempre em busca de entender seus desejos pessoais, pois quando temos bem traçado nossas escolhas e objetivos esse tipo de comentário sem noção passa desapercebido.

Se possível, assim meio que na brincadeira, meio que na simpatia, de um toque a pessoa que fizer esse tipo de cobrança, mostrando que não é nada legal, quem sabe ele ou ela aprenda e acabe poupando a próxima geração dessas cobranças sem sentido.

Ah, casar e ter filhos, foram as mais citadas, mas é claro que estão bem longe de ser as únicas, olha a chuva de cobranças que apareceram por lá:

  • Estabilidade Financeira
  • Estabilidade Profissional
  • Ainda morar na casa dos pais
  • Fazer faculdade aos 30 anos
  • Largar o emprego para cuidar da casa
  • Se comportar de acordo com sua idade
  • Porque se formou em uma coisa e trabalha com outra
  • Corte de cabelo
  • Entre outros

É Mulherada, não é fácil não, mas estamos aqui para tentar quebrar essa imposição de regras e desmistificar o que você pode ou não pode aos 30 anos ou como você deve ou não deve ser aos 30 anos, olha na verdade, em qualquer idade né?

Ah, se você ainda não segue a gente no Instagram, corre seguir para não perder nenhuma interação que rola por lá, combinado?

Deixe seu comentário aqui em baixo, tem alguma cobrança social que você vive que não apareceu aqui no Post?

Beijos Descomplicados,

Ju Pass

Redes Sociaiscropped-img_0201.png

Facebook

Instagram

Anúncios

Descomplica os Trinta Ver tudo

Ju Pass, Trintona, Ariana, Mandona, Paulistana, Psicologa, Criadora e Redatora do Descomplica os Trinta e em eterna crise existencial. Em busca de Descomplicar a vida que insiste em complicar.

4 comentários em “Os 30 Anos e as Cobranças Sociais Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: