Ir para conteúdo
Anúncios

Setembro Amarelo: 1 pessoa comete suicídio a cada 45 minutos no Brasil!

Hello Mulherada Descomplicada,

Por todo esse mês de Setembro você irá notar monumentos e locais públicos e privados iluminados com a cor Amarela, esse ato simples, é um lembrete de uma ação de conscientização de um assunto bastante sério, a prevenção do suicídio.

Mas por que falar disso por aqui Ju?

Estamos aqui para Descomplicar, certo? Mas nem sempre é tão simples as Descomplicações do dia a dia e essas questões turbulentas podem causar dor, sofrimento e até a falta de vontade de continuar a vida para muitas pessoas.

Para você ter uma ideia, 1 pessoa comete suicídio a cada 1 hora e meia no Brasil!

img_9378
Imagem: Creative Commons/Pixabay

Segundo os dados oficiais e alarmantes, 32 Brasileiros morrem por dia tirando sua própria vida, esse número é maior de que de vitimas da AIDS ou da maioria dos tipos de Câncer.

Por isso, como o próprio lema da campanha nos alerta: Falar é a melhor solução.

É necessário que todas nós aprendamos mais sobre o assunto, sejamos mais sensíveis aos sintomas, saibamos buscar e doar ajuda, alem de quebrar tabus e refletirmos sobre esse assunto que é um dedo na ferida e tão velado nas rodas de bate papo, para que essa estatística diminua e salvemos vidas, talvez até a nossa própria ou de alguém da nossa família.

Vale ressaltar que segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos são preveníveis, porém só se torna possível essa prevenção existindo informação e conhecimento por parte da população geral, para que haja o discernimento e enfrentamento da situação pela vitima e seus familiares e amigos de maneira eficiente.

Depressão e Pensamentos Suicida

Precisamos entender os sinais, saber lidar com o caso, ter acesso e conhecimento sobre ajuda, apoio e tratamento, para que possamos prevenir esses acontecimentos tão tristes ao nosso redor.

Por isso, trago para você, algumas informações importantes para o seu conhecimento e que podem ser de grande ajuda a alguém que necessite do seu apoio.

Tipos, Diagnostico e Tratamento

Vamos começar do começo para você ficar por dentro do assunto!

Existem dois tipos de Depressão, são elas, Exógena e Endógena.

WTF???

Calma, as palavras são difíceis, mas são fáceis de entender.

Exógena é a depressão causada por questões externas, como o estresse, problemas de relacionamento, rupturas, perdas e angustias diversas advindas do ambiente que nos rodeia.

Já a depressão Endógena está relacionada a questões internas, ou seja, do nosso corpo, que seriam de origem biológica ou hereditária.

Por essas variações que é tão importante um diagnostico bem feito, para que haja um tratamento correto e eficiente a cada paciente individualmente.

Nem preciso te lembrar que depressão é uma doença e como qualquer outra, necessita de tratamento e é indispensável o acompanhamento de um ou mais profissionais adequados.

O Suicídio vem geralmente em decorrência da depressão, onde o paciente sem acesso a um tratamento especializado, se vê sozinho e sem perspectivas de cessar suas dores mais profundas, enxergando como o único caminho para “matar” seu sofrimento, tirar a própria vida.

Sintomas

A Depressão tem como característica uma sensação de tristeza profunda e contínua, alem de sentimentos de inferioridade, ansiedade e baixa auto estima.

É frequente que o paciente apresente desanimo e falta de energia, se sinta irritado, esgotado e angustiado, deixando de fazer atividades que antes lhe traziam prazer.

A desesperança e vazio fazem parte de sua rotina, o individuo fica apático a qualquer objetivo de vida e sentimentos como medo, insegurança, falta de concentração, mudanças no apetite e insônia rodeia seu dia a dia.

Como ajudar?

Agora que são elas!

Se perceber que alguém próximo a você está com depressão ou apresenta pensamentos suicidas, não se sinta impotente, você poderá fazer a diferença na vida dessa pessoa.

Mais uma vez repito o lema da campanha, Falar é a melhor solução. Dialogue!

Tenha uma conversa transparente e direta com quem está necessitando de ajuda, seja respeitosa, preste atenção ao que a pessoa tenha a dizer, seja compreensiva e de maneira nenhuma faça julgamentos de seu estado atual, não desmereça seu sentimento.

Não tenha pressa, respeite o tempo que a pessoa necessita para se abrir e deixe claro que sempre estará lá para ouvi-la, tenha uma conversa ativa, ofereça suporte emocional, mostre que existe alternativas e tratamentos e demonstre compreensão do problema, sabendo que se trata de uma doença e que não existem formulas milagrosas para cura.

Como ser ajudado?

Se você leitora se enquadra nos sintomas ou já teve ou tem pensamentos suicidas, busque ajuda e procure um profissional.

Você sabia que existem diversas clinicas e universidades que oferecem tratamento sem custo?

Se necessário disque 188 e entre em contato com o CVV, Centro de Valorização da Vida, que oferece de maneira voluntária e sigilosa apoio emocional e psicológico, 24 horas por dia, via telefone, chat, e-mail ou pessoalmente em 80 postos de atendimento.

img_9377
Imagem: Creative Commons/Pixabay

Lembre-se Mulherada 90% dos casos podem ser prevenidos!

Utilize o tema da campanha da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (Iasp) sempre que necessário: “Doe um minuto, mude uma vida”.

Precisamos falar sobre suicídio para salvar vidas.

Informação, dialogo e conhecimento é o melhor caminho, não se esqueça.

Beijos Descomplicados,

Ju Pass

Redes Sociaiscropped-img_0201.png

Facebook

Instagram

 

 

 

 

Foto de Capa: Creative Commons

Anúncios

Descomplica os Trinta Ver tudo

Ju Pass, Trintona, Ariana, Mandona, Paulistana, Psicologa, Criadora e Redatora do Descomplica os Trinta e em eterna crise existencial. Em busca de Descomplicar a vida que insiste em complicar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: